Dia de Santa Faustina é festejado a dia 5 de outubro.
Maria Faustyna Kowalska nasceu em Glogowiec, na Polónia, a 25 de agosto de 1905, e faleceu a 5 de outubro de 1938 em Cracóvia, na Polónia. É considerada pelos teólogos como uma grande mística do Cristianismo, responsável pela preparação do mundo para a segunda vinda de Cristo.
Faustina desde cedo quis seguir a vida religiosa, mas teve de trabalhar para ajudar ao sustento da família, até que um dia decidiu fugir de casa e entrar para a vida religiosa, na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, desempenhando exemplarmente funções de cozinheira, jardineira e porteira em várias casas do Instituto.
Por indicação do Beato Miguel, seu confessor na Congregação, Faustina escreveu as suas vivências místicas num diário espiritual, composto por centenas de páginas, espalhadas por alguns cadernos.
Em 1928 fez votos de freira, com os pais presentes na cerimónia. Transferida para Plock, lá surgiram os primeiros sinais de tuberculose.
Em 1931, a irmã Faustina relatou nos seus diários a primeira revelação de Jesus enquanto Rei da Divina Misericórdia. Jesus apareceu vestido de branco e do seu coração emanavam luzes vermelhas e brancas.
Jesus pediu-lhe que pintasse uma imagem sua, com a inscrição “Jesus, eu confio em vós”, para ser venerada pelo mundo e solenemente no domingo anterior ao de Páscoa, dizendo que quem venerasse essa imagem seria salvo. A imagem da Divina Misericórdia que se popularizou no mundo inteiro foi realizada pelo pintor Adolf Hyla.
Consumida pela tuberculose, Faustina morreu em 1938. Antes de morrer ainda previu uma grave guerra para a Polónia. O Papa João Paulo II beatificou Santa Faustina em 1993 e canonizou-a no ano 2000.
A Equipa Divina Ativa
www.divinativa.com